A Didática na Formação Inicial de Professores: uma reflexão dialógica sobre a práxis

Sonia de Fátima Radvanskei, Cláudia Sebastiana Rosa da Silva, Márcia Regina Mocelin

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma pesquisa[1] que foi realizada em duas turmas de calouros do curso de Pedagogia do Centro Educacional Internacional - UNINTER, cujo objetivo foi analisar a construção da docência dos discentes em licenciatura em pedagogia na relação da práxis pedagógica. Para esse artigo, objetivou-se analisar os discursos dos alunos sobre a funcionalidade da disciplina de didática no primeiro módulo do curso por meio de aprendizagem significativa. A pesquisa contou com a participação de 80 alunos do primeiro ano desse curso e apresentou a perspectiva da pesquisa qualitativa por meio das análises nas produções realizadas em sala pelos alunos como o plano de aula, o questionário auto avaliativo aplicado ao final da disciplina e as observações das práticas realizadas. Para o referencial teórico e as análises dessa pesquisa foram consideradas as contribuições teóricas desenvolvidas pelos autores: Bakhtin (1989, 1997), Martins (2012) e Veiga (2009), entre outros que focalizam a formação de professores e o ensino.


[1]   Este artigo faz parte das investigações do Grupo de Pesquisa: Inovações tecnológicas na educação básica e formação docente, do Centro Universitário Internacional – UNINTER/ Curitiba.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, David P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução do original The acquisition and retention of knowledge (2000).

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Os gêneros dos discursos. 2.ed. São Paulo: Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail; (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. 12ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

MARTINS, Pura. L. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

MORAES, Maria. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MOREIRA, Marco A. O que é aprendizagem significativa afinal? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/oqueeafinal.pdf. Acesso em 11 de jun. de 2016.

VEIGA, Ilma. P. DIDÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONSTRUÇÃO. 2009. Disponível em: http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT04-5327--Int.pdf . Acesso em: 11 de jun. de 2016


Apontamentos

  • Não há apontamentos.