A experimentação contextualizada e interdisciplinar como promotora da escrita e da leitura na construção de conceitos científicos

Anelise Grünfeld de Luca, Sandra Aparecida dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo perceber e analisar os entendimentos dos alunos do Ensino Médio na elaboração escrita do relatório referente ao experimento “Encontrando a Vitamina C nos sucos de frutas”, em uma turma de 2º ano. Nas aulas curriculares de química e biologia, os alunos organizaram-se em grupos de, no máximo, quatro participantes. Inicialmente foi apresentado, expositivamente, o experimento do livro Dialogando Ciências entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos quimica e biologicamente; após breve observação e leitura dos procedimentos, para os quais envolvia leituras, prévias e posteriores, de gêneros textuais do cotidiano social e escolar, o mesmo, foi realizado. Ao término, foi solicitada a elaboração do relatório a partir de roteiro proposto juntamente com os procedimentos, respondendo alguns questionamentos referentes ao entendimento e as possíveis explicações para o fato observado. A realização da experimentação interdisciplinar e contextualizada no Ensino Médio mostrou-se significativa para os alunos; todos participaram ativa e comprometidamente no desenvolvimento do experimento proposto, expressando seus entendimentos por meio da escrita do relatório. 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média E Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824.

FERNANDES, Luciane A. GOMES, José Mário M. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. ConTexto, v.3, n. 4, 1º semestre 2003.

GALLIAZI, M.C. et al. Objetivos das atividades experimentais no Ensino de Médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências. Ciência e Educação, v.7, n.2, p. 249 – 263, 2001.

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n.10, p. 43-49, 1999.

GONÇALVES, F. P. e GALLIAZI, M.C. A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (Orgs.) Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ, p. 237 – 252, 2004.

HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de Las Ciencias, 12 (3), p.299-313, 1994.

JUNIOR, Geraldo Eduardo da Luz, SOUSA, Samuel Anderson Alves de, MOITA, Graziella Ciaramella, NETO, José Machado Moita. Química Geral Experimental: Uma Nova Abordagem Didática. Revista Química Nova, Vol. 27, No. 1, 164-168, 2004.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de Integração Curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

LUCA, Anelise Grünfeld de, SANTOS, Sandra Aparecida dos. Dialogando Ciências entre sabores, odores e aromas: contextualizando os alimentos química e biologicamente. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

MALDANER, Otávio A. A formação inicial e continuada de professores de química professor/pesquisador. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.

MATURANA, R. H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy II, 1995.

MORAES, Roque, GALLIAZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. Ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2011.

RAMOS, M. G. Educar pela Pesquisa é Educar para a Argumentação. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

SANTOS, Wildson L. P. dos, Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: ed. UNIJUÍ, 1997.

SILVA, Roberto Ribeiro da, MACHADO, Patrícia Fernandes L., TUNES, Elizabeth. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, Wildson L. P. dos, MALDANER, Otávio A. (orgs). Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

STAM, R. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.