Jogos africanos na formação de professores: o yoté como um recurso para o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017037

Resumo

O baixo rendimento em Matemática na Educação Básica e a importância da inserção da cultura afro-brasileira no currículo tem sido um desafio para a formação de professores. Nesse sentido, esse artigo discute uma experiência educacional com o yoté no ensino de Geometria e da História Afro-brasileira, ocorrida com licenciandos de Ciências e Matemática. Constituindo-se como uma intervenção pedagógica, essa investigação utilizou a observação e o questionário para recolha dos dados. Foi unânime entre os licenciandos a compreensão dos jogos como recursos como promissores para o ensino e aprendizagem de matemática, sobretudo pelo seu aspecto lúdico, dinâmico, caráter facilitador; e no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Em relação ao yoté, foi destacada a importância da interação entre conceitos matemáticos e histórico-culturais. Dentre as desvantagens, os estudantes apresentaram a possibilidade de surgimento de comportamentos inadequados e a utilização do jogo pelo jogo. É fundamental que os cursos de licenciaturas empreendam práticas direcionadas não apenas ao saber e ao saber-fazer matemática, mas ainda ao saber-ser, essencial para a formação de um cidadão que respeite a diversidade e diferenças em uma sociedade multicultural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Figueiredo Furtado, Universidade Federal do Cariri

Discente do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri, campus Brejo Santo-CE.

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2013) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  É professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo-CE. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos e Técnicas de Ensino, Educação Matemática, Formação de Professores e Etnomatemática.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

FIGUEIREDO FURTADO, Maria Gabriela; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. Jogos africanos na formação de professores: o yoté como um recurso para o ensino de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 37–50, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017037. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9288. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos