Finanças é Assunto de Criança? Uma Proposta de Educação Financeira nos Anos Iniciais

Autores

  • Bárbara Cristina Mathias dos Santos Universidade do Grande Rio-Unigranrio
  • Adriane Melo de Castro Menezes Universidade Federal de Roraima
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Resumo

O presente artigo surge de trabalhos realizados pelo Grupo Investigações no Ensino de Matemática e Ciências, Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências na Universidade UNIGRANRIO e tem como objetivo discutir o ensino de Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar de muitas pessoas acharem que dinheiro não é assunto para criança, é necessário refletir sobre valores e posturas da vida adulta que tem sua construção iniciada na infância, principalmente na sociedade atual em que o consumo vem se tornando uma das principais preocupações dos órgãos nacionais e internacionais. Este artigo apresenta argumentos que validam a importância da abordagem dos temas relacionados a finanças no âmbito da Educação Matemática nos anos iniciais, de forma a colaborar na formação da consciência cidadã do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Mathias dos Santos, Universidade do Grande Rio-Unigranrio

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Augusto Motta(2002), especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA pelo INSTITUTO A VEZ DO MESTRE(2011) e especialização em PSICOPEDAGOGIA pelo INSTITUTO A VEZ DO MESTRE(2010). Atualmente é Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e Professora da Secretaria municipal de Educação de Duque de Caixas. Tem experiência na área de Educação. 

Adriane Melo de Castro Menezes, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação Especial na UFSCar (PPGEEs); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP); e Graduada em Pedagogia - habilitação em Administração Escolar, pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Experiência profissional: Docente em Cursos de Formação / Graduação e Pós-Graduação, além de Consultoria Técnica na área de Educação Especial. Desenvolve pesquisas na área de Formação e Identidade Docente; Educação Especial, Educação indígena, Inclusão Escolar e Surdez. Atua como docente no Curso de Letras Libras- Bacharelado na Universidade Federal de Roraima e como Professora-Colaboradora no Instituto INSIKIRAN/UFRR.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Grande Rio nos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica), membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática; Professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; e Professora colaboradora do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Financeira, Educação Estatística, Inclusão, Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior. Líder do grupo de pesquisa na base do CNPq, com o título: Investigações no Ensino de Matemática e Ciências, validado pela Universidade do Grande Rio.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

SANTOS, Bárbara Cristina Mathias dos; MENEZES, Adriane Melo de Castro; RODRIGUES, Chang Kuo. Finanças é Assunto de Criança? Uma Proposta de Educação Financeira nos Anos Iniciais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 101–115, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8647. Acesso em: 19 abr. 2024.