Discutindo sobre a Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Juliana Teixeira do Vale Ramos
  • Silvana Claudia dos Santos Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O presente trabalho teve como foco discutir qual o papel da educação financeira escolar frente à sociedade do consumo que vivemos. Diariamente, tem-se observado que o público infantil está sendo cada vez mais bombardeado por uma série de estímulos para que consumam mais. A mídia, com suas diversas mensagens e imagens, se aproveita para formar novos consumidores. Assim, nota-se, gradativamente, a construção de uma identidade social embasada nos bens materiais onde o “ter” vale mais que o “ser”. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi discutir, com futuros professores, a importância de uma educação financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos promover uma reflexão sobre o papel da educação financeira nos Anos Iniciais; e apresentar propostas de atividades para um trabalho sobre educação financeira na sala de aula. Para efeito de coleta de dados, foram utilizados, como instrumentos, a pesquisa bibliográfica acerca da temática e a construção e realização de uma oficina pedagógica, com alunos do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal da Zona da Mata Mineira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Teixeira do Vale Ramos

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Educação Básica.

Silvana Claudia dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

RAMOS, Juliana Teixeira do Vale; DOS SANTOS, Silvana Claudia. Discutindo sobre a Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 62–81, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8572. Acesso em: 19 abr. 2024.