Avaliação em Aulas de Ciências e Matemáticas: narrativa (auto)biográfica como instrumento de formação do professor-pesquisador

Autores

  • Sebastião Rodrigues-Moura Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA/Campus Parauapebas) e Mestrando em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Resumo

O presente artigo traz o delineamento das experiências vivenciadas por um professor-pesquisador em uma disciplina sobre avaliação em aulas de ciências e matemáticas em um programa de pós-graduação de uma universidade federal. A presente discussão se justifica pelo fato de o processo de avaliação educacional ser uma dimensão importante na formação de professores-pesquisadores e pouco se discute como um componente curricular consolidado na sua relação professor-conhecimento-estudantes. Como método investigativo usamos a narrativa (auto)biográfica por ser considerada uma importante ferramenta na formação de professores-pesquisadores capazes de analisar sua formação e seu fazer pedagógico. As discussões aqui apresentadas mostram-se com um reflexo do conhecer a si próprio e de apropriação do percurso formativo na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues-Moura, Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA/Campus Parauapebas) e Mestrando em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Campus Parauapebas). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2014/...) Pós-Graduado a nível de Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Rio Sono (2012/2013). Pós-Graduado a nível de Especialização em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013/2014). Atua na na área de docência em Física, Química e Ciências Naturais. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2007/2010). Professor Classe II da rede estadual de ensino do Pará (2010/...). Professor Formador e Tutor em Ciências Naturais (Física) na Universidade do Estado do Pará (2012/2014) pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem experiência em Ensino de Ciências com ênfase na linha de Ensino de Física Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem temática para o ensino de ciências, design e validação de sequências didáticas estruturadas com o método DBR-TLS, ensino de física através de temas contemporâneo, abordagem conceitual-fenomenológica e aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Como Citar

RODRIGUES-MOURA, Sebastião. Avaliação em Aulas de Ciências e Matemáticas: narrativa (auto)biográfica como instrumento de formação do professor-pesquisador. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 28–47, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/7463. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos