A comunicação instantânea por dispositivos móveis como suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem

Lúcio França Teles, Tereza Cristina Rodrigues Miranda

Resumo


Este artigo relata resultados de uma pesquisa sobre o uso de mensagens eletrônicas instantâneas no processo de ensino e aprendizagem por professores do ensino médio. A pergunta investigada foi: Quais são as vantagens e os desafios apresentados por professores que utilizam o aplicativo WhatsApp como suporte pedagógico? A fundamentação teórica se encontra em autores que investigam o uso da tecnologia na educação (CASTELLS, 2013; JENKINS, 2009; LEMOS, 2013; LÉVY, 1999). Para estes pesquisadores, a introdução acelerada da tecnologia digital em todas as áreas e, em particular na educação, está afetando a forma como aprendemos e aplicamos nosso conhecimento. Segundo estes autores, o acesso à informação, conhecimento e à comunicação permite avanços sem precedentes no processo de conhecimento. Este é um estudo qualitativo (CRESWELL, 2010) de corte descritivo-interpretativo, que faz uso de técnicas de coleta de dados como questionários, entrevista semiestruturada e seleção dos participantes da pesquisa com a técnica de amostragem bola de neve (BALDIN e MUNHOZ, 2011). Foi aplicado um questionário online que teve 105 respondentes. Posteriormente 10 professores foram entrevistados. Foram identificadas sete dimensões vantajosas na utilização do WhatsApp no processo educativo e cinco dimensões que são obstáculos e dificuldades. A conclusão indica que quando há engajamento, preparação e planejamento docente, a comunicação instantânea por meio do aplicativo em questão tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas.


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Comunicação Instantânea; Formação Docente; Aprendizagem online; Redes Sociais;

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Referências


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