Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista recebe artigos, relatos de experiência e entrevistas ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autores brasileiros e estrangeiros, que tratem de temas preferencialmente no campo da Arte e da Educação resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas, discussões políticas etc. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. As principais temáticas da Revista são: a Educação, a Arte, a Inclusão e seus temas correlatos. A revista poderá organizar eventualmente um dossiê temático.

A Revista Educação, Artes e Inclusão é um periódico com Política de Acesso Livre, licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina, portanto, NÃO HÁ COBRANÇAS DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (NO CHARGES).

 

Políticas de Seção

Artigos

Abrange textos originais e inéditos, com contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual. Os artigos devem apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa específico e precisam apresentar potencial para servir de base para outros estudos e pesquisas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Abrange textos que apresentam descrição e análise de experiências desenvolvidas em propostas educacionais, com discussões relevantes para a área temática da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Abrange produções textuais de entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e profissionais da área, que possam contribuir para discussões relevantes sobre os temas vinculados a área temática da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada a, no mínimo, dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc num processo de avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem membros externos à instituição e/ou país.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação ou a Arte, ou ao tema da Inclusão e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

A Revista Educação, Artes e Inclusão adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista.

  • a) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista.
  • b) Obedecer aos critérios de Formatação do texto, Materiais Gráficos, Citações, Referências, como especificado nas Diretrizes para Autores.

2.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação acompanhada de um formulário com os itens que necessitam de revisão/correção.

2.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

3 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas.

  •  a) Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;
  • b) Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;
  • c) Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;
  • d) Apresentar correção de linguagem;
  • e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

 4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

4.2 - Os artigos, relatos de experiência e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

  • a) Neste periódico, nos casos de trabalhos que recebem um aceite e uma rejeição, adota-se a política de remeter as considerações dos primeiros avaliadores para os autores, de modo que estes possam realizar alterações e ajustes antes que o trabalho siga para avaliação de desempate por um terceiro avaliador.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo, relato de experiência ou entrevista ocorrerão apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido), pela Equipe Editorial.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

I - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (avaliação por pares as cegas/blind peer review).

II - A revista utiliza sistema de controle de plágio nos artigos submetidos. Os artigos são submetidos no software de controle de plágio durante o processo de avaliação preliminar, antes de serem encaminhados para avaliação.

III - A Revista Educação, Artes e Inclusão é editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina e NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (no charges).

IV - O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 2 a 3 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado. 

  • Prazo de avaliação inicial pela Equipe Editorial: 15 dias.
  • Prazo de revisão inicial pelos autores (caso necessário): 10 dias. 
  • Prazo de avaliação dos pareceristas: 15 dias. 
  • Prazo para correções finais pelos autores (caso necessário): 10 dias. 

 

Periodicidade

A revista Educação, Artes e Inclusão é de periodicidade trimestral, a partir do ano de 2018, divulgando seus números em:

  • 1º de Janeiro
  • 1º de Abril
  • 1º de Julho
  • 1º de Outubro
 
CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO: 

Até 15 de Outubro, para a edição do trimestre Janeiro/Março
Até 15 de Janeiro, para a edição do trimestre Abril/Junho
Até 15 de Abril, para a edição do trimestre Julho/Setembro.
Até 15 de Julho, para a edição do trimestre Outubro/Dezembro
 
No entanto, reiteramos que o sistema de recebimento também opera por meio de fluxo contínuo de submissões (ou seja, o recebimento de artigos a todo momento). 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Indexadores da Revista

 

Pareceristas ad hoc 2018

Aline Nunes da Rosa

Amanda Pinto da Fonseca Tojal

Amaral Palevi Gómez Arévalo

Ana Carolina Christofari

Ana Elisabete de Carvalho Lopes

Ana Luiza Ruschel Nunes

Ana Paula Lima Barbosa Cardoso

Ana Valéria De Figueiredo da Costa

Anaí Cristina da Luz Stelmachuk

Anália de Jesus Moreira

Andrea Lacombe

Andréa Lúcia Sério Bertoldi

Annie Gomes Redig

Antonio Carlos Barbosa da Silva

Candida Alayde de Carvalho Bittencourt  

Carlos Eduardo de Souza

Carolina Vieira Silva

Cláudia Mariza Mattos Brandão

Claudia Regina Vieira

Cristiane da Silva Santos  

Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro

Cristina Cerezuela

Cristine Piassetta Xavier

Dafne Fonseca Arbex

Debora Pazetto

Débora Quetti Marques de Souza

Denize Piccolotto Carvalho

Dorisdei Rodrigues

Eduardo Junio Santos Moura

Eliane Aparecida Andreoli

Emmanuelle Dias Vaccarini

Erika Souza Leme

Fabíola Sucupira Ferreira Sell

Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento

Fernanda Maria Macahiba Massagardi

Fernando Wolff Mendonça

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos

Gilka Martins de Castro Campos

Guilherme Augusto Rezende Lemos

Gustavo de Oliveira Duarte

Jacqueline de Fátima dos

Janine Soares de Oliveira   

José Albio Moreira de Sales

José Santana

Jose Valdir Jesus de Santana

Joselia Schwanka Salome   

Júlia Rocha Pinto

Juliana Coelho Gontijo

Kamille Vaz

Katyuscia Sosnowski  

Lídia Alves de Oliveira

Lilian Quelle Santos de Queiroz

Lorena Barolo Fernandes

Luana Vilutis

Lucelia Cardoso Cavalcante Rabelo

Luciana Boff Turchielo

Luciane Bonace Lopes Fernandes

Lucilene Lisboa De Liz  

Lucimar Bizio

Luiza Helena da Silva Christov

Maira Teresa Gonçalves Rocha

Mara Evanisa Weinreb

Marcia Beatriz Cerutti Muller

Marcia Toscan

Marco Antônio Oliva Gomes

Maria Cecília Torres

Maria Cristina da Rosa Fonseca da silva

Marileide Gonçalves França

Marise Bartolozzi Bastos

Marla Vieira Moreira de Oliveira

Marlini Dorneles de Lima

Marta Regina Sene

Marta Rejane Proença Filietaz

Melina Chassot Benincasa Meirelles

Mirela Ribeiro Meira

Mônica Uriarte

Morgana Domênica Hattge  

Natalia Cabanillas

Pablo de Vargas Guimarães

Patrícia Alves Carvalho

Patrícia de O. e S. Pereira Mendes

Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes

Patricia Marcondes De Barros

Patrícia Tanganelli Lara  

Priscila Turchiello

Priscilla Bellard Mendes de Souza

Ramofly Bicalho Santos

Regina Finck

Rejane Maria de Araújo Lira

Rejane Reckziegel Ledur

Renan Antônio da Silva

Renata Andrea Fernandes Fantacini

Ricardo Carvalho de Figueiredo

Rita Cristina Souza Santos

Rita de Cássia Silveira Cambruzzi  

Robéria Vieira Barreto Gomes

Roberta Puccetti Polízio Bueno

Robson Xavier da Costa  

Rodrigo Montandon Born

Santos Morais

Sérgio Henrique Carvalho Vilaça

Solange Cristina da Silva

Sonia Tramujas Vasconcellos

Suzana Maria Gotardo Chambela

Taís Guareschi

Uillian Trindade Oliveira  

Ursula Rosa da Silva

Valéria de Assumpção Silva

Vantoir Roberto Branche

Vera Penzo

Vicente Concilio

Virgínia Laís deSouza

Viviane Diehl

Washington Cesar Shoiti Nozu

 

Pareceristas ad hoc 2017

Aline Nunes da Rosa

Amanda Pinto da Fonseca Tojal

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby

Ana Carolina Christofari

Ana Elisabete Rodrigues de Carvalho Lopes

Ana Luiza Ruschel Nunes

Ana Paula de Souza

Andréa Lúcia Sério Bertoldi

Annie Gomes Redig

Antonio Carlos Barbosa da Silva

Carla Carvalho

Carlos Eduardo de Souza

Carlos Erick Brito de Sousa

Carolina Vieira Silva

Claudia Carnevskis

Cláudia Mariza Mattos Brandão

Cristiane da Silva Santos

Debora Pazzeto

Debora Quetti

Dorisdei Valente Rodrigues

Edneia de Oliveira Alves

Eliane Aparecida Andreoli

Eliane Malh

Emmanuelle Dias Vaccarini

Everson Melquiades Araújo Silva

Fabíola Sell

Fabíola Sucupira Ferreira Sell

Fatima Nascimento

Fernanda M. M. Massagardi

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos

Gerda Foerste

Giovana B. Darolt Hillesheim

Greice Cohn

Guilherme rezende Lemos

Janine Soares de Oliveira  

José Albio Moreira de Sales

Joselia Schwanka Salome

Julia Rocha Pinto

Katyuscia Sosnowski

Kelly Cristina Brandão da Silva

Lilian Quelle Santos de Queiroz

Lorena Barolo Fernandes

Lourival Filho

Luana Vilutis

Lucia Mury Scalco

Luciane Bonace Lopes Fernandes

Lucimar Bizio

Luiza Helena da Silva Christov

Maira Teresa Gonçalves Rocha

Mara Evanisa Weinreb

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Mariana Simões

Marileide Gonçalves França

Marise Bastos

Marta Regina Sene

Marta Rejane Proença Filietaz

Morgana Domênica Hattge

Morgana Hattge

Nicoleta Mendes de Mattos

Pablo de Vargas Guimarães

Patrícia Alves Carvalho

Patricia Marcondes de Barros

Patrícia Tanganelli Lara

Regina Finck

Rejane Reckziegel Ledur

Renata Hermanny de Almeida

Ricardo Figueiredo

Rita de Cássia Silveira Cambruzzi

Robson Xavier da Costa

Rodrigo Montandon Born

Rosana Maria do Prado Luz Meireles

Rosana Meireles

Silvia Marina Anaruma

Solange Cristina da Silva

Sonia Maria Bufarah Tommasi

Túlio Tibério Q. de Medeiros

Uillian Trindade Oliveira

Ursula Rosa da Silva

Vantoir Roberto Brancher

Vera Penzo

Vicente Concilio

Viviane Diehl

 

Pareceristas ad hoc 2016

Aline Nunes da Rosa

Ana Amália Barbosa

Ana Carolina Christofari

Ana Elisabete Lopes

Ana Luiza R. Nunes

Ana Valéria F. da Costa

Carlos Erick Sousa

Cristiane Lumertz Klein Domingues

Denise Rodrigues

Denize Piccolotto Carvalho

Emmanuelle Dias Vaccarini

Fabíola Sell

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos

Geisa Letícia Kempfer Böck

Giovana B. D. Hillesheim

Jose Valdir Jesus de Santana

Joselia Schwanka Salome

Júlia Rocha Pinto

Juliana Dalbem Omodei

Jussara Midlej

Katyuscia Sosnowski

Liene Nunes Saddi

Lívia Marques Carvalho

Lúcia Reily

Luciane Bonace Lopes Fernandes

Luciênio Teixeira

Lucilene Lisboa de Liz

Lucimara Santos

Luiza Helena da Silva Christov

Luiza Monteiro

Marcia Toscan

Márcio Santos de Santana

Marcos Silva

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Maria Veronica de Azevedo

Marileide Gonçalves França

Mirela Ribeiro Meira

Nicoleta Mendes de Mattos

Patrícia de Oliveira E Silva Pereira Mendes

Regina Finck Schambeck

Rita C. Souza Santos

Rosana Maria

Roselaine Ripa

Sandra Mara da Cunha

Solange Cristina da Silva

Sonia Tramujas Vasconcellos

Uillian Trindade Oliveira

Ursula Rosa da Silva

Vera Penzo

 

Ahead of Print

A Revista Educação, Artes e Inclusão tem a satisfação de disponibilizar seus artigos e relatos "Ahead of Print".

A modalidade de publicação avançada de artigos ou Ahead of Print (AOP) publica os artigos separadamente antes da composição dos números. O objetivo é contribuir para o avanço da pesquisa científica por meio da rápida comunicação dos resultados. 

Neste periódico, disponibilizamos através da política Ahead of Print os títulos e resumos dos trabalhos a serem publicados na edição posterior. Estes trabalhos estão aceitos e serão publicados no número seguinte da revista. Evidenciamos que esta não é a versão final dos trabalhos, podendo ocorrer pequenos ajustes entre esta versão e a versão final da revista completa.