Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista recebe artigos, relatos de experiência e entrevistas ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autores brasileiros e estrangeiros, que tratem de temas preferencialmente no campo da Arte e da Educação resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas, discussões políticas etc. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. As principais temáticas da Revista são: a Educação, a Arte, a Inclusão e seus temas correlatos. A revista poderá organizar eventualmente um dossiê temático.

A Revista Educação, Artes e Inclusão é um periódico com Política de Acesso Livre, licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional e editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina, portanto, NÃO HÁ COBRANÇAS DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (NO CHARGES).

 

Políticas de Seção

Artigos

Abrange textos originais e inéditos, com contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual. Os artigos devem apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa específico e precisam apresentar potencial para servir de base para outros estudos e pesquisas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Abrange produções textuais de entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e profissionais da área, que possam contribuir para discussões relevantes sobre os temas vinculados a área temática da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Abrange textos que apresentam descrição e análise de experiências desenvolvidas em propostas educacionais, com discussões relevantes para a área temática da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada a, no mínimo, dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc num processo de avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem membros externos à instituição e/ou país.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Educação ou a Arte, ou ao tema da Inclusão e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

A Revista Educação, Artes e Inclusão adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista.

  • a) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista.
  • b) Obedecer aos critérios de Formatação do texto, Materiais Gráficos, Citações, Referências, como especificado nas Diretrizes para Autores.

2.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação acompanhada de um formulário com os itens que necessitam de revisão/correção.

2.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

3 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas.

  •  a) Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;
  • b) Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;
  • c) Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;
  • d) Apresentar correção de linguagem;
  • e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

 4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

4.2 - Os artigos, relatos de experiência e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

  • a) Neste periódico, nos casos de trabalhos que recebem um aceite e uma rejeição, adota-se a política de remeter as considerações dos primeiros avaliadores para os autores, de modo que estes possam realizar alterações e ajustes antes que o trabalho siga para avaliação de desempate por um terceiro avaliador.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo, relato de experiência ou entrevista ocorrerão apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido), pela Equipe Editorial.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

I - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (avaliação por pares as cegas/blind peer review).

II - A revista utiliza sistema de controle de plágio nos artigos submetidos. Os artigos são submetidos no software de controle de plágio durante o processo de avaliação preliminar, antes de serem encaminhados para avaliação.

III - A Revista Educação, Artes e Inclusão é editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina e NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (no charges).

IV - O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 2 a 3 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado. 

  • Prazo de avaliação inicial pela Equipe Editorial: 15 dias.
  • Prazo de revisão inicial pelos autores (caso necessário): 10 dias. 
  • Prazo de avaliação dos pareceristas: 15 dias. 
  • Prazo para correções finais pelos autores (caso necessário): 10 dias. 

 

Periodicidade

A revista Educação, Artes e Inclusão é de periodicidade trimestral, a partir do ano de 2018, divulgando seus números em:

  • 1º de Janeiro
  • 1º de Abril
  • 1º de Julho
  • 1º de Outubro
 
CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO: 

Até 15 de Outubro, para a edição do trimestre Janeiro/Março
Até 15 de Janeiro, para a edição do trimestre Abril/Junho
Até 15 de Abril, para a edição do trimestre Julho/Setembro.
Até 15 de Julho, para a edição do trimestre Outubro/Dezembro
 
No entanto, reiteramos que o sistema de recebimento também opera por meio de fluxo contínuo de submissões (ou seja, o recebimento de artigos a todo momento). 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Indexadores da Revista

 

Pareceristas ad hoc

A lista completa de parecerista ad hoc é dispobibilizada a partir do fechamento da última edição do ano corrente.

 

Ahead of Print

A Revista Educação, Artes e Inclusão tem a satisfação de disponibilizar seus artigos e relatos "Ahead of Print".

A modalidade de publicação avançada de artigos ou Ahead of Print (AOP) publica os artigos separadamente antes da composição dos números. O objetivo é contribuir para o avanço da pesquisa científica por meio da rápida comunicação dos resultados. 

Neste periódico, disponibilizamos através da política Ahead of Print os títulos e resumos dos trabalhos a serem publicados na edição posterior. Estes trabalhos estão aceitos e serão publicados no número seguinte da revista. Evidenciamos que esta não é a versão final dos trabalhos, podendo ocorrer pequenos ajustes entre esta versão e a versão final da revista completa.