Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Ensino Médio vem ganhando espaço nas discussões sobre o acesso ao ensino superior e à democratização qualitativa da educação brasileira. A importância atual do Ensino Médio no conjunto da educação básica deve-se ao fato de que boa parte dos adolescentes, especialmente entre 15 e 17 anos, ainda não estar incluída nesse nível de escolarização. Por outro lado, no Brasil, há uma clivagem marcante entre as redes privadas e o sistema público em relação ao Ensino Médio, ligada ao acesso de bens econômicos e culturais dos estudantes, o que provoca profundas desigualdades escolares e sociais.

            Devido à sua relevância escolar e social, considera-se que o Ensino Médio brasileiro merece estudos em perspectiva sócio-histórica, que procurem compreender os privilégios que as elites tiveram nesse campo escolar, assim como as exclusões de grupos sociais desfavorecidos. Esses estudos podem colocar o foco sobre os saberes e as habilidades que são prescritos e colocados em prática no Ensino Médio/Secundário. E podem também contemplar as clientelas dos estabelecimentos de Ensino Médio/Secundário, levando em consideração marcadores sociais como gênero, etnia, religião e frações de classes sociais. A produção de reflexões acadêmicas sobre o Ensino Médio é uma forma de contribuir com a sua transformação.

            Nesta direção, o VIº Colóquio “Ensino Médio, História e Cidadania” pretende reunir pesquisadores que vêm fazendo investigações sobre o Ensino Médio/Secundário brasileiro. Inicialmente ele congrega os alunos de graduação e pós-graduação e professores vinculados à pesquisa “Trajetórias sociais de egressos/as de colégios de ensino secundário de Florianópolis na década de 1950”, realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mas procura também reunir investigadores em níveis regional e nacional com o intuito de disseminar resultados de pesquisa e realizar discussões em torno do Ensino Médio/Secundário.

 

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