Colóquio "Ensino médio, história e cidadania" - ISSN: 2236-7977

O Ensino Médio vem ganhando espaço nas discussões sobre o acesso ao ensino superior e à democratização qualitativa da educação brasileira. A importância do Ensino Médio no conjunto da Educação Básica deve-se ao fato de boa parte dos adolescentes, especialmente entre 15 e 17 anos, ainda não estar incluída nesse nível de escolarização. De outra parte, no Brasil, há uma clivagem marcante entre as redes privadas e o sistema público em relação ao Ensino Médio, ligada ao acesso de bens econômicos e culturais dos estudantes, o que provoca desigualdades escolares e sociais.

Devido à sua relevância escolar e social, considera-se que o Ensino Médio brasileiro merece estudos em perspectiva histórica, que procuram compreender os privilégios que as elites tiveram nesse nível escolar, assim como as exclusões de grupos sociais desfavorecidos. Por outro lado, é importante dar visibilidade a casos de inclusões de indivíduos ou de grupos sociais desfavorecidos por meio de diversos mediadores sociais. Nesta direção, o VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania tem três eixos temáticos, a saber: ensino secundário/técnico/médio, escola normal/curso de magistério e disciplinas escolares. Ele procura, portanto, contemplar todos os níveis de ensino que foram agrupados no ensino médio a partir da primeira LDB.

O Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania, promovido anualmente pelo Grupo de Pesquisa Sociedade, Memória e Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC, tem o intuito de reunir investigadores em nível regional e nacional com o intuito de repensar o ensino médio em perspectiva histórica.

v. 3, n. 3 (2013): VIII Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania"

Anais da oitava edição do Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania", promovida pelo grupo de pesquisa "Sociedade, Memória e Educação", vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

O evento, que ocorreu entre 02 e 04 de outubro de 2013, teve o intuito de reunir investigadores em nível regional e nacional com vistas a repensar o ensino médio em perspectiva histórica.

Sumário

Ficha Catalográfica

Leticia Vieira, Norberto Dallabrida
PDF

Artigos

Leticia Vieira, Norberto Dallabrida, Gisela Eggert Steindel
PDF
Fabiana Teixeira da Rosa
PDF
Juliana Maués Silva Clarino
PDF
Maristela da Rosa
PDF
Christiane Guimarães Pançardes da Silva, Antônio Francisco de Viveiros Junior
PDF
Antonio Francisco de Viveiros Júnior, Christiane Guimarães Pançardes da Silva
PDF
Gabriela Mathias Castro
PDF
Karin Sewald Vieira
PDF
Thiago Jorge
PDF
Patricia Fabiola Scandolara
PDF
Gislaine Medeiros Baciano
PDF
Tatiane de Freitas Ermel, Priscila Baum Fay
PDF
Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Maria das Dores Daros
PDF
Dayane Mezuram Trevizoli, Letícia Vieira, Norberto Dallabrida
PDF
Elaine Coelho da Luz
PDF
Elisabete Maria de Araújo, Norberto Dallabrida, Gisela Eggert Steindel
PDF