A escolinha de artes do recife como espaço inclusivo para pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020210

Palavras-chave:

arte , educação , inclusão

Resumo

A Escolinha de Artes do Recife desde de sua origem, em 1953, vem desenvolvendo ações arte/educativas para todo tipo de público. Notada a relevância histórica e social da instituição foram investigados registros históricos, documentais da instituição, como também as práticas arte/educativas desenvolvidas nela, para, a partir da trajetória da EAR, apresentar a visão educativa da instituição e como ela contribuiu, e ainda contribui, para a construção de práticas arte/educativas na perspectiva inclusiva para pessoas com deficiência. Partindo de registros bibliográficos, de pesquisa documental, da realização e análise de uma atividade arte/educativa desenvolvida na atualidade, observou-se que a Escolinha foi e é um espaço onde experiências estéticas sensoriais são trabalhadas pelas vias da inclusão.

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Biografia do Autor

Ediel Barbalho de Andrade Moura, ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Especialista em educação na perspectiva inclusiva. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais. Atua como Arte Educador em ambientes não formais como: Galeria Corbiniano Lins (SESC), Instituto de Arte Contemporânea (UFPE) e na Escolinha de Arte do Recife (EAR).

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Publicado

2020-06-01 — Atualizado em 2020-06-01

Versões

Como Citar

MOURA, Ediel Barbalho de Andrade. A escolinha de artes do recife como espaço inclusivo para pessoas com deficiência. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 210–225, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020210. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16895. Acesso em: 28 mar. 2024.