Aspectos da moda no espaço escolar: inclusão, identificação e exclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020201

Palavras-chave:

moda , espaço escolar , comunicação

Resumo

O presente artigo deriva de um trabalho de conclusão de curso, este que teve como objetivo analisar os signos da moda presentes no ambiente escolar compreendendo de que forma ela é percebida, estabelecendo possíveis caracterizações de exclusão identificação e inclusão. Nesse sentido, o estudo classificou-se de natureza aplicada, e compreendeu-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, transcorrendo em um viés de Moda, Semiótica Peirceana e Educação. Os resultados apresentaram que a moda se materializa no espaço da escola como um meio de comunicação, pois é por meio dela que os estudantes se conhecem como parte do ambiente. Bem como a moda é mediadora de relações dentro desse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laise Ziger, UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ

Discente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da UNOCHAPECÓ. Bacharela em Design de Moda pela UNOCHAPECÓ. Bolsista da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste – FUNDESTE. Integrante do Grupo de Pesquisas Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas.

Edivaldo José Bortoleto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Possui Graduação em Filosofia-Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), Mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2010). Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina. 

Referências

ARAUJO, D. C. de; SILVA, C. E. da; SCHEMES, C. A ressignificação do uniforme escolar na contemporaneidade: identidade e representação. Cadernos do Tempo Presente, n. 13, jul./set. 2013, p. 49-59. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7a9b/bff3db711af3cff495610ac7a96f2c651437.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.

CASTILHOS, K.; MARTINS, M. M. Discurso da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005;

COSTA, A. G. da; PIRES, G. de L. Moda/indumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio. Conexões, v. 5, n. 1, nov. 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89073. Acesso em: 13 out. 2019.

FERNANDES, J. D. C. Introdução à Semiótica. In: A. C. de S. ALDRIGUE; J. E. R. LEITE. (Org). Linguagens: usos e reflexões. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/clv/images/docs/modulos/p8/p8_4.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.

GODART, F. Sociologia da moda. São Paulo: Editora Senac, 2010.

RAMOS, S. P. Moda e consumo: personificação das coisas e coisificação das pessoas, 2006. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/coloquio2017/anais/anais/edicoes/2-coloquio-de-moda-artigos.php. Acesso em: 13 out. 2019.

RIBEIRO, I.; SILVA, V. L. G. da. Das materialidades da escola: o uniforme escolar. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 575-588, jul./set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000300003. Acesso em: 12 out. 2019.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SANTAELLA, L. O que é semiótica? São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

SVENDSEN, L. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

ZIGER, Laise; BORTOLETO, Edivaldo José. Aspectos da moda no espaço escolar: inclusão, identificação e exclusão. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 201–209, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020201. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16366. Acesso em: 29 mar. 2024.