O ensino da modelagem do vestuário sob as diretrizes do método PBL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630412020180

Resumo

A modelagem enquanto parte do processo de desenvolvimento dos produtos do vestuário, é compreendida como decisiva para o sucesso do desempenho do produto. Sua execução e ensino, bem como as problemáticas que envolvem ambas estas atividades, têm sido tema de estudo de autores da área, dada a necessidade percebida de se reinventar e incrementar o modo de operação. Este estudo discorre sobre os métodos de ensino-aprendizado da modelagem que vinculam o hibridismo às técnicas tradicionais, apresentando diretrizes para seu processo de ensino; bem como estabelece conexões entre o ensino da modelagem entre a método PBL. Como resultado, visa apresentar um conjunto de ações para aplicação do PBL no processo de ensino e construção da modelagem híbrida.

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Biografia do Autor

Debora Mizubuti Brito, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

Bacharel em Estilismo em Moda -  UEL, Especialista em Gestão do Design - UEL, Mestre em Design - UNESP e atualmente Doutoranda em Design pela UNESP. Linha de pesquisa: Desenvolvimento de produto. Foco da pesquisa: Processo de Modelagem do Vestuário e suas Metodologias de Ensino.

Patricia Aparecida de Almeida Spaine, UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA - UTFPR

Bacharel em Estilismo em Moda -  UEL, Especialista em Gestão do Design - UEL, Mestre em Design - UNESP,  Doutora em Design - UNESP. Linha de pesquisa: Desenvolvimento de produto. Foco da pesquisa: Processo de Modelagem do Vestuário e suas Metodologias de Ensino. Professora do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Apucarana. 

RAQUEL RABELO ANDRADE, UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

Bacharel em Estilismo em Moda -  UEL, MBA em Moda - Anhembi Morumbi, Mestre em Design - UNESP,  Doutora em Design - UNESP. Linha de pesquisa: Desenvolvimento de produto. Foco da pesquisa: Desenvolvimento de produto. Professora do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Apucarana. 

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Publicado

2020-02-01

Como Citar

BRITO, Debora Mizubuti; SPAINE, Patricia Aparecida de Almeida; ANDRADE, RAQUEL RABELO. O ensino da modelagem do vestuário sob as diretrizes do método PBL. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 180–197, 2020. DOI: 10.5965/25944630412020180. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16356. Acesso em: 28 mar. 2024.