CONSTRUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE UM CAMPO DO SABER: O DESIGN DE MODA NO BRASIL

Cyntia Tavares Marques de Queiroz

Resumo


Este artigo busca refletir o processo de construção e legitimação de um campo do saber acadêmico, particularmente o campo do Design de Moda, que surge no Brasil a partir de 2004, quando o Ministério da Educação instituiu que todos os cursos de moda do país deveriam se enquadrar ao campo do Design, orientando-se por suas respectivas diretrizes curriculares. Apresenta também como esse processo ocorreu no Brasil, em aceites e resistências. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista como principal fonte dos dados que nortearam as nossas reflexões acerca do tema. Os resultados apontaram um campo ainda em construção, com a clara disputa de poder entre os dominantes – designers e os dominados – estilistas.


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Referências


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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em www.emec.mec.gov.br. Acesso em março de 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em http://emec.mec.gov.br/ . Acesso em 10 de março de 2019




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/25944630222019009

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