Ensino da inclusão na moda: uma proposta pedagógica

Emanuella Scoz, Niguelme Cardoso Arruda

Resumo


Este artigo aborda o ensino da inclusão na Moda e teve a participação do grupo de para desporto de Blumenau. Descreve-se aqui uma atividade pedagógica iniciada em Maio de 2017 com alunos de um curso de Moda na modalidade presencial, que levou seis meses para ser concluída. A atividade foi baseada nos princípios da reforma de Córdoba, de ensinar para a sociedade, com objetivo de refletir o ensino da inclusão na Moda e o papel do profissional de Moda ao desenvolver coleções. Traz uma discussão sobre as transformações do trabalho inspirada em o Adeus ao Trabalho de Antunes (1995), para abordar os objetivos e os resultados da atividade, a mudança no percurso da atividade e as conclusões, provindas dos estudantes, da existência de uma Moda exclusiva e segregadora.

Palavras-chaves: Ensino da inclusão na Moda; Reforma de Córdoba; Trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio Sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo: Cortez, ed.16, 2015a.

ANTUNES, Ricardo. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 124, p. 773-799, out./dez. 2015b. Entrevista concedida a Claudia Mazzei Nogueira e Maria Liduína de Oliveira e Silva.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 3ed. São Paulo: Cortez, 1995.

CMI. Manifesto de Córdoba, 1918 - Reforma universitária. 2007. Disponível em < https://midiaindependente.org/pt/blue/2007/10/399447.shtml>. Acesso em 20.07.2018.

FRANK, A.; FUENTES, M.1989. Dez teses acerca dos movimentos sociais. Lua nova, São Paulo, n. 17, p. 19-49, Jun. 1989.

NETO, José Alves de Freitas. A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana. Revista Ensino Superior Unicamp, São Paulo, p. 62-70. Mai.2011.

PIRES, Dorotéia Baduy. Design de Moda: uma nova cultura. Revista Dobras, Estação das Letras, V.1, n.1, p.75-82, Out. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/25944630312019123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Emanuella Scoz

Esta revista é um projeto interinstitucional entre os programas de pós graduação em artes, design e consumo da PPGAV/UDESC, ICA/UFC, PPGD/UFPE e PGCDS/UFRPE, com apoio da Diretoria de Ensino da Abepem.