A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018092

Resumo

Este artigo pretende expor as práticas pedagógicas no âmbito do Design de Vestuário, associadas ao desenvolvimento de competências na área da criatividade. Relata exercícios de fomento à criatividade, nomeadamente técnica de "Brainstormingcomo incentivo ao “Pensamento Lateral”, assim como “Mapas Mentais” e “Analogias por Fantasia”, adaptadas à metodologia tradicional de desenvolvimento de coleções em design de moda, aplicados aos alunos do Curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda, da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Luz Broega, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Docente da Universidade do Minho em Guimarães Portugal, lecciona no curso de Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing Têxteis nas disciplinas: Design de Vestuário, Design de Acessórios de Moda (Calçado), Preparação de Coleções e Conforto e Fisiologia de Vestuário. Diretora do Mestrado de Design de Comunicação de Moda.

Licenciada em Engenharia Têxtil,  Mestre em Design e Marketing Têxtil e Doutora em Física Têxtil (Ramo: Conforto). Investigadora do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho, nas área de Conforto no Vestuário e Calçado, Criatividade e Design de Moda Sustentável.

Membro de Comissões Científicas de várias Conferencias e Congressos na área da Moda e do Design.

 

Referências

ALENCAR, E.S., et al., Medidas de Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BODEN, M. A., Dimensões da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

BROWN, T., Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Traduzido por Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DE BONO, E., O pensamento lateral: um manual de criatividade, Traduzido por Tânia Ganho. Cascais (PT): Ed. Pergaminho Lda., 2005.

DE MASI, D., Criatividade e Grupos Criativos : Fantasia e Concretude, Tradução: Léa Manzi, Yadir Figueiredo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

DUALIBI, R., SIMONSEN, J. H., Criatividade e Marketing São Paulo Ed., 1990.

DUALIBI, Roberto; SIMONSEN. Harry Jr. Criatividade e Marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

FIORINI, V., Design de moda: uma abordagem metodológica. Em: Pires, D. B. (org.). Design de Moda: olhares diversos, São Paulo: Estação das Letras e Cores, pp. 95-114, SP 2008.

GOMES, L. V., Criatividade e Design: um livro de desenho industrial para projeto de produto. Porto Alegre: sCHDs editora, 2011.

MATTAR, J., Design Educacional: educação à distância na prática. 1º Ed, São Paulo: Ed. Artesanato Educacional, 2014.

MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina; GOMES, Luiz Antonio Vidal de Negreiros. A exploração da criatividade, através do uso da técnica de brainstorming, adaptada ao processo de criação em moda. Anais do 1º Congresso Internacional de Moda e Design CIMODE, Guimarães (PT), Universidade do Minho, nov, 2012.

MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. Incentivo ao consumo consciente através de processos alternativos de criação em moda. Anais do VIII Colóquio de Moda, set, Rio de Janeiro (BR), 2012a.

MAZZOTTI, Karla; BROEGA, Ana Cristina. O desenvolvimento da criatividade, através da utilização de técnicas de mapas mentais e analogias, no processo de criação em moda. Anais do III Internacional Conference on Global Fashion, nov, Madrid, ESP, 2012b.

MAZZOTTI, Karla. O Estudo da Criatividade do Designer de Moda e a sua Relação com o Ambiente Moderno de Comunicação e Consumo. Dissertação de Mestrado em Design de Comunicação de Moda, Universidade do Minho, PT, dez, 2012.

MUNARI, B., Das coisas nascem coisas, Tradução: José Manuel de Vasconcelos, Lisboa: Edições 70, 1981.

MUNARI, B., Fantasia - invenção, criatividade e imaginação, Lisboa: Editorial Presença Lda.,1987.

NOVAES, M. H., Psicologia da Criatividade, Ed. Vozes Ltda., Petrópolis, 1977.

OSBORN, A., O Poder Criador da Mente: princípios e processos do pensamento criador e do “brainstorming”, Traduzido por E. Jacy Monteiro. São Paulo: Ibrasa SP, 1987.

OSTROWER, F., Criatividade e Processos de Criação, Petrópolis: Vozes, 2010.

TORRANCE, E.P., Criatividade - Medidas, Testes e Avaliações, São Paulo: Ibrasa, 1976.

TSCHIMMEL, K., Processos criativos: a emergência das ideias na perspectiva sistémica da criatividade, Porto : Edições ESAD, 2011.

WECHSLER, S. M., Criatividade - Descobrindo e Encorajando, Campinas: Ed. Psy, 1998.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

BROEGA, Ana Cristina Luz. A criatividade no ensino do Design de Vestuário de Moda: uma experiência acadêmica. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 092–119, 2018. DOI: 10.5965/25944630222018092. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11980. Acesso em: 28 mar. 2024.